Numa sociedade democrática todos os cidadãos desenvolvem um papel fundamental e determinante na condução e construção de um futuro melhor.

Deste modo, a educação democrática nas escolas mostra-se de máxima importância sendo as associações de estudantes os mais importantes órgãos de representação estudantil por todo o país.

Assim, todos os membros da comunidade escolar devem colaborar com estas mesmas associações desde os alunos ao candidatarem-se e ao votarem, encarando este direito com máxima responsabilidade podendo por vezes torna-lo mesmo num dever, até aos encarregados de educação ao darem todo o apoio logístico e emocional a todos os que decidem abraçar estes projetos tão importantes.

Na Escola Secundária Jaime Cortesão, no ano letivo 2019/2020, esta atividade cívica e democrática também se realizou com um período de campanha no qual quem ganhou foram todos os alunos elegendo uma associação composta por membros da lista mais votada bem como por membros da lista menos votada.

Assim sendo, na direção deste projeto como represente máximo está a sua presidente, Juliana Lopes, que assumiu o compromisso de tornar o espaço escolar ainda melhor. Nesta missão conta com a ajuda da sua vice-presidente, Carolina Fernandes, da sua tesoureira, Cláudia Monteiro, e da sua secretária, Mariana Sousa.

De forma a tornar esta jornada mais fácil foi criada ainda a Assembleia Geral presidida por Celso Monteiro sendo completada pela vice-presidente, Mariana Pocinho, e pela secretária, Mariana Sousa, bem como o Conselho Geral presidido por António Cardoso sendo vice-presidente David Aveiro e as vogais Rita Lopes e Cláudia Monteiro.

De forma a abranger todos as áreas da sociedade atual foram ainda criados o Departamento de Relações Públicas, presidido por Mariana Sousa  e completado por Beatriz Coelho, o Departamento Cultural, presidido por Beatriz Figueira e completado pelo vice-presidente Celso Monteiro e colaboradoras Sara Ramos e Diana Rasteiro, o Departamento  Desportivo presidido por Diogo Serem e completado por Gonçalo Branco, e ainda o Departamento Ambiental, uma vez que temos de lutar pelo nosso planeta, presidido por Carina Martins  e completado pelos vogais Maria Reis e David Aveiro.

E esta a equipa que decidiu abraçar o desafio de tornar o espaço escolar um sítio ainda melhor.

Documentos associados
  • Ano Letivo 2022/2023
  • Regras do Processo Eleitoral 22/23