Por solicitação da Câmara Municipal de Coimbra, partihamos o guião com os procedimentos a adotar na inscrição/renovação dos vossos educandos/as nos serviços de almoços [pré-escolar e 1º, 2º e 3º CEB e ensino secundário/profissional],  AAAF [pré-escolar] e transporte escolar, transcrevendo-se, para o efeito, os prazos definidos para cada um dos serviços:

1.    Serviços de refeições [pré-escolar e 1º CEB] e AAAF [acolhimento e prolongamento de horário na educação pré-escolar]

    Alunos que já frequentam a rede Alunos que ingressam pela 1º vez na
    pública do Município rede pública do Município
Serviço Nível Período de Inscrição Período de Inscrição
Refeições, AAAF Pré-escolar 01.09.2022 a 10.09.2022 01.09.2022 a 10.09.2022
Refeições 1º CEB 01.09.2022 a 10.09.2022 01.09.2022 as 10.09.2022

 

2.      Serviços de refeições [2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário/profissional]

Os encarregados de educação devem proceder à ativação do cartão escolar, disponibilizado na escola, e ao respetivo carregamento, antes do início das atividades letivas, de forma a poderem efetuar a marcação das refeições na Plataforma SIGA.

Para mais informações deve ser consultado o Guião Cartão Escolar Pré-Pago, disponível na Plataforma SIGA, nas páginas dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas e na página do Município.

 

3.      Apoio com a aquisição de material escolar – pedido de reembolso

Os encarregados de educação podem proceder ao pedido de reembolso dos montantes despendidos com a aquisição de material escolar em período a indicar pelo Município de Coimbra, através do formulário disponibilizado na Plataforma Municipal de Gestão Educativa.

1.      Transporte escolar

SMTUC

[pré-escolar e 1º CEB da rede pública] – O encarregado de educação não necessita de efetuar candidatura, devendo dirigir-se às lojas dos SMTUC para emissão de passe [1º vez] ou proceder ao seu carregamento [renovação], a partir de 1 de setembro.

SMTUC

[2º, 3º CEB e Ensino Secundário] – Devem proceder à ativação do serviço no cartão escolar, disponibilizado pelo Agrupamento de Escolas e pelas Escolas não Agrupadas, numa loja SMTUC, a partir de 1 de setembro.

Restantes transportadoras [online, na Plataforma SIGA, em formulário disponível no separador “candidaturas”] :

         
  Nível

1ª fase

2ª fase após 16/09/22
CP e TRANSDEV Do pré-escolar da rede pública 28.07.2022 a

19.08.2022 a

até 16 de cada mês e até ao
Transportadoras de Circuitos especiais ao ensino básico e secundário 18.08.2022 15.09.2022 final do ano letivo

Às candidaturas submetidas após 18.08.2022, o Município apenas assegurará passe escolar para o mês de outubro.

Nos restantes meses, as candidaturas devem dar entrada até dia 16 de cada mês e produzirão efeitos, caso sejam deferidos, no mês seguinte.

Alertamos que todos os anos letivos deve efetuar inscrição nos serviços e/ou submeter o formulário de candidatura a apoios na Plataforma SIGA e, caso aplicável, proceder à submissão de documentos atualizados, nomeadamente declarações referentes a alergias e intolerâncias alimentares.

Para qualquer esclarecimento adicional deve ser contactada a Divisão de Educação através do endereço de correio eletrónico educacao@cm-coimbra.pt .