Decorreu no passado dia 15, na Escola Secundária de Jaime Cortesão, a entrega de prémios às equipas classificadas em segundo e terceiro lugar na fase nacional da Competição Europeia de Estatística (ESC), em videoconferência com o Instituto Nacional de Estatística.

A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os alunos e os professores. A competição tem duas fases: a nacional e a europeia. Os principais objetivos da ESC são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística; incentivar os professores a utilizar novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido. Visam também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre alunos com vista a alcançar objetivos comuns.

A equipa classificada em segundo lugar, constituída por três alunos da turma um do décimo segundo ano: Bernardo Tralhão, Diogo Machado e Simão Botas, foi orientada pela professora Margarida Cid. Esta classificação permitiu o acesso à fase europeia.

A equipa classificada em terceiro lugar integrava três alunas da turma um do décimo primeiro ano: Ana Beatriz Araújo, Carolina Zhang e Natacha Zhang e foi orientada pela professora Ana Paula Mouro.