Foram três anos de envolvimento e muito trabalho por parte de todos os participantes e equipa no projeto que agora chegou ao fim, mas que deixou em todos um sentimento de objetivo cumprido, em prol do desenvolvimento afectivo e intelectual dos nossos alunos.

A última mobilidade realizou-se na Lituânia e contou com a participação de 4 elementos da equipa.

A etapa final do projeto ocorreu no Centro de Formação Profissional de Kedainiai (PRC). O projeto, que arrancou em 2018 e devia durar até 2020, foi prorrogado devido à situação de pandemia e, entre 2 a 6 de agosto, realizou-se o último encontro dos participantes do projeto. Seis países participaram do projeto: Turquia, Portugal, Romênia, Grécia, Itália e Lituânia.

O objetivo do projeto foi a aplicação e implementação de tecnologias inovadoras no processo de ensino aprendizagem, compartilhando experiências e boas práticas entre os países. Todas as atividades do projeto foram destinadas a professores e alunos. Para professores - com o objetivo de ensinar de forma interessante e inovadora, e para o aluno - para torná-lo interessado em aprender e aprender de uma forma diferente e não tradicional, utilizando vários aplicativos online, plataformas, etc. A ideia do projeto foi sugerida por um parceiro do projeto da Turquia, que encontrou parceiros na Itália, Roménia, Grécia, Portugal, Lituânia, para os quais o tema era interessante e relevante.

Aqui está o testemunho de uma das Coordenadoras do projeto. "As experiências de cada pessoa são diferentes. Cada escola envolvida no projeto é diferente. Durante o projeto estivemos em Portugal com os alunos. A escola de Coimbra deixou uma impressão especial. Esta escola é adaptada para alunos com deficiência auditiva. Os participantes do projeto assistiram a um concerto na escola onde alunos com deficiência auditiva executaram uma música. Afeta muito a todos, mostra como a tecnologia ajuda a pessoa a integrar- se na sociedade". Zivile Matukiene, coordenadora e parceira da Lituânia.

Com a ajuda de tod@s terminamos mais um projeto Erasmus+ de sucesso que coloca o AECC na linha da frente na forma de encarar o espaço educativo europeu - fortalecendo a nossa identidade cultural e criando dinâmicas de partilha e de boas práticas que só valorizam o nosso contexto educativo.