Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET - European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training) tem como objetivo melhorar o Ensino e Formação Profissional no espaço europeu.

A aplicação em Portugal está sujeita ao referencial para o alinhamento com o Quadro EQAVET definido pela ANQEP,IP, que permite às escolas que ministram Ensino e Formação Profissional, alinharem os respetivos sistemas de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, com o objetivo de assegurar a qualidade e a atratividade deste tipo de formação, através do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua.

Neste contexto, pretende-se o reforço da confiança nas modalidades de dupla certificação, concorrendo para:

  • a maior atratividade do EFP junto dos jovens e encarregados de educação;
  • a credibilização do sistema de EFP;
  • o envolvimento nos processos de garantia da qualidade da oferta de EFP por parte dos empregadores;
  • a notoriedade da EFP junto da população em geral.

Estes objetivos relacionam-se com o facto de o Ensino Profissional, não poder continuar a ser visto como uma segunda oportunidade. Deve ser uma alternativa igualmente valorizada, que atrai alunos motivados para a aprendizagem de uma profissão e/ou como via alternativa de acesso ao ensino superior. É por isso necessário criar uma imagem autónoma e própria deste tipo de ensino combatendo a estigmatização social a que ainda está sujeito.

A certificação é obtida através da atribuição de um selo de qualidade. A obtenção do selo EQAVET comprovará que o sistema de garantia da qualidade implementado na Escola se encontra alinhado com o Quadro Europeu, o que permite o financiamento dos Cursos Profissionais.

Em todo este processo, que irá durar enquanto houver Ensino Profissional na Escola, é fundamental o envolvimento permanente dos seus stakeholders internos (diversos órgãos de direção e gestão, corpo docente, funcionários, pais/EE e alunos) e externos (entidades de acolhimento da FCT, os empregadores, o ME/DGESTE, CMC, os sindicatos, etc.), que torne viável a persecução dos objetivos que forem sendo definidos.

Os stakeholders internos devem colaborar no estabelecimento da visão estratégica do Agrupamento, partilhar os objetivos, as metas e estratégias, alinhando as suas práticas num processo de melhoria contínua, com a noção clara do seu papel e das metas concretas que ele envolve.

A implementação de um modelo de garantia de qualidade da oferta de ensino profissional alinhado com o Quadro EQAVET, depende da ligação com os stakeholders e da forma como é estabelecida a comunicação e a relação com estas partes interessadas – alunos, professores, Encarregados de Educação, Empresas, Instituições e a Comunidade.  

Por outro lado, é fundamental a satisfação de todos os intervenientes, uma vez que são influenciados ou influenciam, de forma direta ou indireta, o funcionamento da escola. A opinião e as sugestões de melhoria dos nossos Stakeholders são fundamentais para que o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro possa oferecer um ensino de qualidade, adequado às necessidades dos alunos e da comunidade. 

Nesse sentido, pedimos-lhe que, de uma forma sucinta, nos deixe algumas sugestões de melhoria, preenchendo o questionário: 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Urc1gnPBTEa8E_8icJ0DVW_jwgn6YXlMqTteWv7GMG5URTJUTjgyWFFJQjU3Wk9YTE0xQ1lRRUdPOC4u

Muito obrigado! 

Resultado da caracterização das turmas

Resultado dos questionários de satisfação