No âmbito do Projeto Eco-Escolas e da atividade Brigada #AMARoMAR, a EB1 da Palheira realizou, no passado dia 25 de maio, de manhã, a limpeza da Praia do Forte, na Figueira da Foz.

O projeto começou com a investigação individual ou a pares sobre a problemática do lixo marinho, nomeadamente a tipologia, as causas e as consequências. Após uma conversa/debate com os alunos sobre este tema, todos revelaram muito interesse em participar numa Limpeza da Praia e foi selecionada a Praia do Forte, na Figueira da Foz.

A atividade, que contou primeiro com os contactos, destacadamente para a Capitânia do Porto, para a Polícia Marítima e ainda para a Câmara Municipal da Figueira da Foz e com o apoio logístico e de materiais para a recolha do lixo e, ainda, com o transporte cedido pela União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, teve a participação, no local, de uma representante dos pais e de duas responsáveis da ABAE (Associação Bandeira Azul na Europa).

A ação teve a participação ativa de todos os presentes e mostrou a grande importância da questão da proteção do Oceano, pois em cerca de 45 minutos foram recolhidos cerca de 11 Kgs de lixo.

O projeto não ficou por aqui… Depois de uma observação cuidada do lixo que foi recolhido, os alunos estão a criar um mural onde registarão a análise dos dados e posteriormente alertarão a comunidade, em geral, para esta questão.

Tantas aprendizagens realizadas de forma interdisciplinar: matemática, português, arte visual, novas tecnologias e principalmente cidadania…

O dia ficou, ainda, marcado pela visita dos alunos ao Núcleo Museológico da Figueira da Foz e às salinas. Ali aprenderam a importância do sal na natureza e na história em Portugal, o ciclo de produção do sal e as salinas e principalmente atitudes que cada um deve ter para a preservação da Natureza.