Clube Ciência Viva na Escola

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.  Os Clubes espalhados pelo território nacional são o resultado de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. O AECC foi contemplado com um destes Clubes. Mais informações aqui. A aluna Cláudia Rafaela Gonçalves Pinto do 12º/3º ano do Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos, venceu o concurso do logótipo do Clube da Ciência do Agrupamento tendo recebido, como prémio, materiais de desenho e pintura. O trabalho foi escolhido por um júri de três professores, entre outros trabalhos realizados por vários alunos do Agrupamento.

Companhia de Estudo (Critical Software)

A nossa missão Queremos promover o acesso equitativo à educação, combater o insucesso e o abandono escolar, abrir horizontes e inspirar crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade. Suportada por voluntários corporativos de organizações parceiras, a CdE promove o acompanhamento e apoio individualizado às crianças e jovens que mais precisam, e facilita o acesso a recursos porventura necessários para que não fiquem para trás no seu trajeto escolar. Em estreita articulação com as comunidades educativa e empresarial, a CdE conta com o apoio científico da FPCEUP e Clínica da Educação na formação prévia de todos seus voluntários, acompanhamento da sua intervenção ao longo do ano letivo e também medição do impacto da missão anual. Saber Mais [Aqui]

Desporto Escolar

O Clube do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) oferece várias modalidades desportivas, estimulando a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas, sociais e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam: a responsabilidade, o espírito de equipa, a disciplina, a tolerância, a perseverança, o respeito, a dedicação e a coragem. Os grupos-equipa existentes e respetivos escalão/género, são: EB nº2 de São Silvestre – Badminton (Vários/Misto) e Futsal (Iniciados/Masculino) EB Poeta Silva Gaio – Boccia (Vários/Misto), Patinagem (vários/Misto), Futsal (Infantis B/Masculino) e Ténis de Mesa (Vários/Misto) ES Jaime Cortesão – Badminton (Vários/Misto) e Ténis de Mesa (Vários/Misto) Inscreve-te e participa, representando a tua escola num dos grupos-equipa. O Desporto Escolar... é para ti.

DigitAll (Vodafone)

Gostas de aprender de forma divertida?Com as atividades DigitALL, vais aprender a usar as novas tecnologias, desde a realidade aumentada, até à animação em 3D, de forma a desenvolveres e explorares outras áreas de conhecimento.   Saber Mais [Clicar Aqui]

Escola Intercultural

Numa iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) foi criado, em 2012, o distintivo Selo Escola Intercultural que visa distinguir as Escolas que se destacam no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as. Nos dias de hoje, cada vez é mais gritante a necessidade de promover valores, atitudes e comportamentos fomentadores do diálogo e da tolerância, que aproximem culturas no respeito por si e pelo outro. Mais do que saber, é preciso fazer e agir. Porque temos, todos, consciência de que só neste caminho podemos construir, pelo diálogo, uma cultura universal de Paz e Segurança, o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro tem a honra e o privilégio de vivenciar diariamente estes valores. Os nossos alunos, provenientes dos todos os continentes do Planeta, numa família composta por mais de 25 diferentes nacionalidades, desde o Jardim de Infância aos cursos PFOL - Português para Falantes de Outras Línguas, constroem, diariamente, este caminho.

Laço Azul - Prevenção dos Maus Tratos a Crinaças e Jovens - 11.º Campanha - abril de 2021

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem". Esta avó explicou que o seu neto tinha sido espancado até à morte pela mãe e pelo namorado dela. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

Make a Wish

Juntos, a transformar vidas, um Desejo de cada vez. Um desejo tem o poder de transformar dor em esperança, medo em força e dias difíceis em momentos inesquecíveis. Saber Mais [Clicar Aqui]

PADDE

“O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende, ainda, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. (…) O desenho de um PADDE numa escola / agrupamento concretiza-se com a descrição do conjunto de objetivos e ações a desenvolver, ao longo de um período de vigência, nas áreas/dimensões consideradas prioritárias: dimensão tecnológica; dimensão pedagógica; dimensão organizacional.“ In Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas – DOCUMENTO DE APOIO   Explorar os diferentes Projetos e Apoios Digitais do AECC: - [PADDE] [em construção] - [LED - Laboratórios de Educação Digital] [em construção] - [Gabinete / Apoio Informático] [em construção] - [?!?]

Plano Nacional das Artes

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes. Saber Mais [Aqui]

Plano Nacional do Cinema

A nossa escola integrou, no corrente ano letivo, o Plano Nacional de Cinema (PNC). “Entendemos que a nossa motivação e interesse em integrar o Plano Nacional de Cinema se insere na nossa dinâmica de proporcionar atividades e vivências variadas e consequentes às nossas crianças e jovens, partilhadas com as famílias e com a comunidade envolvente, a fim de desenvolver a sensibilidade estética e artística que esta arte, que é o Cinema, tanto nos permite cultivar.” PRIORIDADES DO PNC Divulgar o cinema português; Formar professores; Dinamizar as sessões de cinema: “O cinema está à tua espera” e promover iniciativas cinematográficas; Valorizar os processos de criação cinematográfica e a análise fílmica nas aprendizagens. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver a literacia fílmica; Promover a criação de uma visão crítica sobre um instrumento de cultura e educação; Possibilitar a interdisciplinaridade e a intertextualidade; Educar para a cidadania e para o usufruto de uma forma de arte coletiva; Formar públicos para o cinema. EQUIPA PNC Ana Paula Mouro, Ângela Coelho, Fernanda Palrinhas, Graça Lopes e Luísa Lima.

Projeto Athene

O Projeto Athene (nome completo: "ATHENE: Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento das competências em crianças e jovens") é uma iniciativa do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal.  Os principais aspetos do projeto são: Objetivo: Criar um modelo educativo mais colaborativo, dinâmico e alinhado com os desafios do futuro, através da integração dos princípios da ciência cidadã nos conteúdos escolares. Metodologia: Junta alunos, professores e investigadores para trabalharem em conjunto no desenvolvimento de pequenos projetos de investigação nas escolas. Público-alvo: Crianças e jovens, visando o desenvolvimento das suas competências. Financiamento: É cofinanciado pelo Programa Centro 2030 (Comissão Europeia) e conta com vários coparceiros, incluindo a Fundação "La Caixa"/Banco BPI e a União de Freguesias de Coimbra. Duração: Tem a duração prevista de três anos, tendo tido início a 1 de setembro de 2024. 

Projeto Green Cork

Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o programa Green Cork Escolas, implementado desde o ano letivo de 2008/09. Este programa conta com a participação de jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todas as partes do país, e visa envolver esta comunidade no projeto Green Cork.

Projeto Orquestra Geração de Coimbra

Uma produção multidisciplinar, liderada pelo Curso Básico de Teatro, com a colaboração de alunos e docentes de vários Departamentos da EACMC, onde a representação, a música, o canto e a dança se unem para dar vida a uma história cheia de emoção, cor e esperança! Saber Mais [Aqui]

Projetos Europeus

Projeto Erasmus + "I.T.T. INNOVATIVE TECHNOLOGICAL TOOLS" Erasmus+ KA2 Reference No- 2018-1-R001-KA229-049123 01/09/2018 - 31/08/2020 No domínio da educação, as competências digitais estão entre os objetivos da UE para 2020, pelo que pretendemos chamar a atenção para esta necessidade. O nosso objetivo é melhorar as competências dos educadores/ professores no campo das TIC promovendo estratégias mais produtivas e eficazes para a nova geração no uso da tecnologia na era da educação. De acordo com esta necessidade, pretendemos levar a cabo este projeto de sensibilização e, em contraste com os métodos de ensino tradicionais, chamamos a atenção para o acesso à era digital, tornando as estratégias de ensino-aprendizagem mais eficazes, agradáveis e atractivas para os alunos e professores. O grupo alvo do projeto são os professores das escolas secundárias envolvidos e os alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. PRINCIPAIS OBJETIVOS O projeto tem como principal objetivo enriquecer as experiências dos professores e alunos, ao mesmo tempo em que desenvolvem e melhoram as suas aprendizagens e ensino, contribuindo ainda para o seu desenvolvimento integral; O projeto proporciona um intercâmbio de conhecimentos e competências entre os alunos e os professores; Com o projeto, os educadores / professores nos países parceiros irão comparar o uso de ferramentas tecnológicas e os seus métodos. Assim, com a interação, iremos desenvolver e compartilhar conhecimento, novas experiências e estratégias, com outras organizações; O grupo-alvo do projeto irá enriquecer as suas competências e experiências no campo das ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino e atividades de aprendizagem; Compartilhar diferentes métodos das TIC desenvolverá novos horizontes para o sistema educacional em cada país participante; As atividades do projeto contribuirão para unir os participantes dos diferentes países da EU, online e através das diferentes mobilidades, no sentido de partilhar novas experiências culturais. PAÍSES/PARCEIROS Roménia | Coordenadora geral do projeto: Corina Ciobanu Grécia | Coordenadora geral do projeto: Eleni Alexan Itália | Coordenadora geral do projeto: Daniella La Mattina Lituânia | Coordenadora geral do projeto: Zivile Matukiene Portugal | Coordenadora geral do projeto: Ângela Coelho Turquia | Coordenadora geral do projeto: Pinar Girgin EQUIPA Conceição Malhó Gomes, Ângela Coelho, Filipe Pocinho, Fernanda Palrinhas, Paulo Santos, Teresa Miraldo, Jorge Nogueira e Ana Paula Augusto MOBILIDADES Turquia (TM ) (Adana) | 07 a 10 de novembro, Diretores/Coordenadores Roménia (Pitesti) | 28 de janeiro a 01 de fevereiro, 5 Alunas / 2 Professores Grécia (Creta) | 18 a 22 de Março, 5 Professores Portugal | 23 a 27 de setembro, 5 Alunos / 2 Professores de cada país Lituânia (Kedainiai) | abril de 2020, 5 Professores Itália (Piazza Armerina) | maio de 2020, 5 Alunos / 2 Professores Final Meeting, Coordenadores

Rádio Online AECC

Ouça as novidades do AECC pela voz dos seus alunos. Rádio Online AECC  
1 2