No dia 14 de março, na Escola Secundária Jaime Cortesão, comemorou-se o Dia Internacional da Matemática (Dia do Pi), no âmbito do tema “Matemática, Arte e Criatividade”. Para comemorar este dia foi realizada a exposição “Matemáticos, excentricidades e curiosidades”. Os alunos das turmas dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais, realizaram trabalhos envolvendo os números irracionais: Pi p , o Número de Ouro. Também os alunos do 2.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e Técnico de Ação Psicossocial, no âmbito do módulo B5 - Jogos e Matemática, realizaram jogos de tabuleiro, com materiais reciclados. Foram também expostos os desenhos e os postais realizados no âmbito do Concurso Matemática e Cartofilia. Parabéns aos alunos que participaram nos desafios propostos, dando asas à imaginação e aliando a Matemática e a Arte. Convida-se a comunidade educativa a visitar a exposição que está patente no corredor central da Escola Secundária Jaime Cortesão.

Decorreu no passado dia 8 de março, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a entrega de prémios do Concurso Matemática e Cartofilia dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática – Delegação Centro. O concurso consistia na elaboração de um desenho original, pelos alunos, adequado à construção de um postal que promovesse a sua “terra natal” (aldeia, cidade, região, país), utilizando elementos matemáticos à sua escolha. O desenho seria acompanhado de um texto convidando um amigo a visitar a “terra” representada no desenho, dando ênfase aos elementos matemáticos utilizados. A entrega de prémios contou com a criadora de conteúdos digitais Inês Guimarães (MathGurl). O aluno Rodrigo Andrade do 12.º ano da Escola Secundária Jaime Cortesão ganhou o 3.º prémio na categoria relativa ao ensino Secundário, com um trabalho subordinado ao tema “Postal Matemático da Universidade de Coimbra”. 18.º Concurso Nacional de Jogos Matemáticos Decorreu, no passado dia 14 de março (Dia do Pi e Dia Internacional da Matemática), na Universidade de Aveiro, a final da 18.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. A Escola Secundária Jaime Cortesão fez-se representar pelo alunos do 12.º ano, Francisca Almeida, Lara Neves e Rodrigo Andrade, nos jogos Atari Go, Produto e Nex, respetivamente. A aluna Lara Neves foi apurada para a final do Produto.

1. De acordo com o estipulado no número 2 do artigo n.º 170.º do Decreto-Lei n.º 13-A/2025, de 10 de março, no início próximo ano letivo (2025/2026) são distribuídos gratuitamente manuais escolares novos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. 2. No final do ano letivo 2024/2025, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico serão dispensados de devolver os manuais escolares, em derrogação do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, na sua redação atual.

A nossa aluna-atleta Matilde Gaspar da turma 1.º3, participou na 11.ª edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, dias 8 e 9 de março. Melhorou os recordes de Portugal nos 50 e 800 metros livres (que já lhe pertenciam) e estabeleceu um novo máximo nos 400 estilos, além de ter batido o seu recorde pessoal nos 1500 livres. Uma prestação de alto nível, que lhe valeu o troféu de melhor atleta S21 da competição.

Os alunos da Escola Básica de Cernache aderiram com entusiasmo ao concurso “Missão ODS: desenhando um Mundo Melhor!”, uma iniciativa promovida pelos professores desta escola, no âmbito da Educação Financeira Escolar e do Programa Eco-Escolas. Este concurso desafiou os alunos a expressarem, de forma criativa, os conhecimentos adquiridos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A elevada adesão, não só refletiu o interesse e o seu envolvimento neste desafio, como também motivou a organização de uma exposição com todos os trabalhos realizados, patente na biblioteca da escola. Ao aprofundarem esta temática, os alunos refletiram sobre a importância de uma gestão mais eficiente dos recursos, tomando consciência da necessidade de adotarem maior responsabilidade financeira e ambiental, o que se refletiu nos materiais utilizados. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se na biblioteca da escola, no dia 10 de março de 2025, tendo sido atribuídos prémios aos três melhores trabalhos de cada turma. Para valorizar o esforço e dedicação de todos os que responderam a este desafio, foram também entregues certificados de participação. Os professores da Escola Básica de Cernache orgulham-se do empenho evidenciado pelos alunos e reafirmam o compromisso de continuar a promover iniciativas que incentivem a consciência global, o pensamento crítico e a criatividade, preparando os jovens para um futuro mais sustentável e financeiramente responsável.

A nossa aluna-atleta UAARE do 10.º 2, JOANA MOREIRA, judoca da AAC, obteve a medalha de Bronze na categoria -70Kg na Taça da Europa de Juniores, prova que decorreu em Portimão no passado fim de semana. Grande mérito e futuro promissor para uma que atleta ainda é Cadete!

AECC TV News - 2ª Edição

Nos passados dias 19 e 20 de fevereiro, os alunos da Escola Básica de Cernache participaram no jogo "Cidade Financeira", uma iniciativa pedagógica promovida em articulação entre aquele estabelecimento, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. A atividade decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Cernache e contou com a presença ativa de 95 alunos, do 1.º ao 4.º ano, tendo como principal objetivo desafiar os mais novos a aplicar conhecimentos e a desenvolver competências essenciais para a tomada de decisões conscientes e responsáveis. Num ambiente dinâmico e envolvente, que simulou situações do dia-a-dia, os alunos foram incentivados a refletir e a tomar decisões sobre a gestão do dinheiro, por forma a compreender o seu valor e a perceber o quão importante é planear despesas. O entusiasmo e o envolvimento dos alunos foram notáveis, surpreendendo-nos em algumas escolhas financeiras e no papel que a interação social pode desempenhar naquelas. Esta experiência lúdico-pedagógica veio reforçar a importância da educação financeira desde a infância, garantindo que os alunos adquiram competências fundamentais para um futuro mais consciente e equilibrado na gestão de recursos.

Desde o início do presente ano letivo já decorreram três encontros da Série D de Badminton. Os nossos alunos têm demonstrado grande empenho e espírito desportivo. O primeiro torneio realizou-se na EB e secundaria de Montemor-o-Velho, o segundo na EB 2,3 Rainha Santa Isabel e, por fim, o terceiro encontro teve lugar na nossa escola, EB n.º 2 de São Silvestre. O nosso Grupo-Equipa participou com entusiasmo e determinação, foi representado pelos alunos: Yanna Cortesão, Tiago Pedro, Afonso Valente, Diana Cavaco, Lara Escudeiro, Ana Neves, Leonor Irimia, Iara Eloi, Matilde Cortesão, Maria Inês Fernandes, Juliana Sousa, Rafaela Cavaleiro, Alexandra Rainho e Mariana Branco. Ao longo dos treinos e competições, foi notável a evolução dos nossos atletas, refletindo o esforço e a dedicação de cada um. No escalão de Iniciados Femininos, a Diana Cavaco ficou em primeiro lugar, vencendo os três encontros.  A Diana Cavaco e Lara Escudeiro garantiram a qualificação para a Final Distrital, que acontecerá no dia 31 de março, na Escola Secundária José Falcão, em Miranda do Corvo. Já no escalão de Infantis B, a aluna, Yanna Cortesão, conquistou o primeiro lugar, garantindo assim a sua presença na Final Distrital de Infantis, marcada para o dia 15 de maio, na EBSSGB, na Tocha. Parabéns a todos os atletas pelo excelente desempenho! 

O AECC no Diário de Coimbra.

AECC TV News

A Câmara de Coimbra homenageou 8 atletas de 7 modalidades diferentes, que competiram em provas nacionais e internacionais.  Foi  homenageada a aluna UAARE Matilde Gaspar, que frequenta o curso de desporto na Escola Secundária Jaime Cortesão, medalha de prata em natação 200 metros bruços no Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down, que se realizou na Turquia. Mais informações: https://www.facebook.com/share/1Eud3vSJYS/?mibextid=WC7FNe https://www.ruc.pt/noticia/desporto/2025/01/23/camara-de-coimbra-presta-homenagem-a-atletas-medalhados-em-2024

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas 2023 No dia 17 de dezembro, foi hasteada, na Escola Básica N. º2 de São Silvestre, a Bandeira Verde Eco-Escolas, o Galardão atribuído pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2023-2024. A cerimónia contou com a presença do Dr. Pedro Oliveira, da Divisão de Alterações Climáticas, Energia, Descarbonização e Natureza e da Dr.ª Ana Paula Fernandes, da Divisão da Educação da Câmara Municipal de Coimbra. Estiveram igualmente presentes a Sr.ª Diretora do Agrupamento, Dr.ª Conceição Malhó Gomes, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, D. Ana Sofia Tavares, acompanhada pela sua equipa, as monitoras do CATL, Anabela Costa e Lina Ferreira, alunos e professores. Foi um momento de grande orgulho, um momento de festa e de celebração! Um grupo de alunos do 9º ano, acompanhado pela sua professora de música, apresentou uma peça musical “Epic” da autoria de Jorge Domingues. Um grupo de alunos do 7ºano leu algumas quadras produzidas para a ocasião. Aqui está um exemplo: As árvores ajudam-nos a respirar, Mas as mesmas estamos sempre a cortar. O nosso erro devemos consertar Para a vida poder continuar. No final, os alunos e os professores juntaram-se todos num alegre flashmob ao som da música do artista Chayenne “Madre Terra” Muito obrigada a toda a comunidade escolar em tornar este momento um momento de festa! Estamos todos de parabéns! Equipa Eco-Escolas da EBN.º2SS

Este ano, mais uma vez, tivemos a oportunidade de desfrutar de fantásticos filmes de curta metragem no âmbito do Festival Internacional CINANIMA. Mais uma vez, o CINANIMA veio à nossa Escola! www.cinanima.pt Este Festival, promovido pelo seu Serviço Educativo, proporcionou aos nossos alunos, do pré-escolar até ao ensino secundário, uma excelente oportunidade de visionar e desfrutar dos programas de curtas metragens/ filmes de animação, possibilitando assim o desenvolvimento da sensibilidade artística e criativa, bem como da literacia fílmica dos nossos alunos. Através do visionamento de curtas metragens, os professores/ educadores/ professores de educação especial conseguiram estimular a reflexão sobre os valores de amizade, interajuda, confiança, inclusão e persistência e ainda sobre alguns temas globais, tais como direitos humanos e proteção do meio ambiente, entre outros. Deste modo, os alunos descobriram formas alternativas de desenvolver as suas competências no âmbito de pensar e comunicar, adquirindo vocabulário novo. Obrigado CINANIMA! Até para o ano que vem! Equipa PNC

Aprender e ensinar para transformar a educação. https://youtu.be/ksDAjecZ_44?si=fpIDqv-d5fPUEQDp Link para a página do consórcio: https://novo.cfagora.pt/index.php/consorcio#o-consorcio  
1 2 3 4