No dia 21 de março de 2023 foi o dia de hastear, pela terceira vez, a bandeira verde da Eco-Escolas na EB Palheira. O dia escolhido partiu da sugestão de uma das alunas do 3.º ano, no Conselho Eco-Escolas, por também ser o Dia da Árvore e das Florestas e a bandeira verde também ter uma árvore. Este foi o momento de distinguir o reconhecimento do projeto pelo trabalho realizado ao longo do ano anterior pelos alunos, professores e assistente operacional. Para este projeto têm sido imprescindíveis o apoio de diferentes os parceiros, nomeadamente da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol. Os alunos leram o eco código que criaram no ano anterior, cantaram o hino e reforçou-se a importância de todas as ações de sensibilização no sentido de proteger o ambiente e do “restauro ecológico”. Para assinalar este dia, que tanto tem de simbólico, também foi plantada uma macieira na presença de todos. Nesta comemoração estiveram presentes a Diretora do AECC, o Presidente da União de Freguesias e a Representante dos Pais no Conselho Eco-Escolas. Assista ao vídeo.

Ontem, 14 de março de 2023, realizou-se a sessão distrital do Parlamento dos Jovens. A Escola Secundária Jaime Cortesão ficou como primeira suplente ( 5º lugar) de um total de 28 escolas.    

Vídeo de apresentação e divulgação das PAP dos cursos profissionais de Técnico de Desporto; Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico de Apoio à Infância do triénio 2019-2022. Assista ao vídeo.

No âmbito de comemoração do Dia Internacional de Proteção Civil, dia 1 de março, fez-se um exercício de simulação de incendio na EB1 S. Bartolomeu com a colaboração dos bombeiros voluntários de Coimbra.  Pelas 10:30 foi acionado o alarme e a escola pôs em prática o seu plano de evacuação com os alunos a saírem ordenadamente para o ponto de encontro. Também foi desligada a eletricidade e ligamos para os bombeiros voluntários a dar conta da ocorrência.  Em pouco tempo chegaram à escola com um carro de apoio a incêndios, montaram as mangueiras e entraram na escola para controlarem o incendio.  também se fez a simulação de alguém que se sentiu mal por inalação de fumo. Os bombeiros chamaram a ambulância e prestou-se a assistência medica a essa pessoa.  Quando os bombeiros consideraram que o incendio estava extinto e havia segurança, deram ordem para os alunos regressaram às suas salas.   Consideramos que este exercício foi muito importante para a nossa vida pois, numa situação real, ensinou-me os procedimentos a adotar.  Os nossos agradecimentos aos bombeiros voluntários de Coimbra.  

A aluna Cláudia Rafaela Gonçalves Pinto do 12º/3º ano do Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos, venceu o concurso do logótipo do Clube da Ciência do Agrupamento tendo recebido, como prémio, materiais de desenho e pintura. O trabalho foi escolhido por um júri de três professores, entre outros trabalhos realizados por vários alunos do Agrupamento.

Feira de Informação Escolar e Profissional - 2023 Agrupamento de Escolas Coimbra Centro Escola Secundária Jaime Cortesão Assista ao vídeo.

“Aprender a viver com os outros” e "Aprender a ser”, dois princípios do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, serviram de mote à exposição de trabalhos relativos à Semana dos Afetos.  Com enorme espírito de união, pertença e respeito, todos os jardins de infância e escolas do agrupamento, incluindo os Cursos profissionais e EFA, colaboraram na construção de maravilhosos trabalhos, os quais espelham a maior riqueza do AECC, a interculturalidade. Assista ao vídeo.  

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola - UAARE. Apresentamo-vos os Alun@s - Atletas 2022/2023.

A 22 de janeiro comemora-se o dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa.  Estes profissionais são essenciais no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, pois, são profundos conhecedores da comunidade surda e dos seus reais obstáculos, procuram encontrar soluções para determinadas dificuldades, desenvolvendo e promovendo técnicas, a fim de garantir o sucesso escolar dos alunos surdos e a sua plena integração. O intérprete de Língua Gestual é um elo de ligação entre ambas as Comunidades, surda e ouvinte! Assista ao vídeo aqui.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação certifica, através do concurso do Selo Europeu para as Línguas, projetos que promovam ensino das línguas estrangeiras. O Selo Europeu para as Línguas encoraja a aprendizagem de línguas estrangeiras como competência chave para o mercado de trabalho e para a criação de uma cidadania europeia. O projeto do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Celebrar e Promover a Diversidade Linguística, foi premiado com este Selo.

Hoje, dia 13 de janeiro de 2023,  tomou posse a nova Associação de Estudantes da Escola Secundária Jaime Cortesão. Desejamos à Presidente, Ana Luísa Leitão Vieira, aluna do 12º 1, e restante equipa, as maiores felicidades e sucesso para este mandato.

De 9 a 12 de janeiro decorre a campanha eleitoral do Parlamento dos Jovens, na Escola Secundária Jaime Cortesão. Tem como objetivo eleger os elementos das listas que irão representar a escola na fase distrital do projeto. No dia 11, promoveu-se um debate entre as duas listas concorrentes, com a assistência de toda a comunidade escolar, onde se apresentaram as medidas e se esgrimiram argumentos em sua defesa. Para além de se ter promovido um momento de conhecimento das medidas em questão, fomentou-se o espírito participativo e democrático dos alunos.

Mensagem da Dra. Conceição Malhó Gomes Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Assista ao vídeo aqui.

A Direção do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro deseja um Feliz Natal e um Novo Ano pleno de realizações pessoais e profissionais com muita Paz e Saúde.

EXPOSIÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Com o intuito de comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), as turmas do 1º 4, 2º 4 e 2º 5, construíram uma exposição temática sobre os grandes defensores dos Direitos Humanos e as violações desses direitos que ainda acontecem pelo mundo. O objetivo da exposição foi sensibilizar a comunidade escolar para a importância de não nos esquecermos que todos os dias devemos lutar por um mundo melhor, mais pacífico e onde todos possam gozar dos seus direitos inalienáveis. A atividade foi dinamizada no âmbito da disciplina de Sociologia. DIA DO MIGRANTE- REFUGIADOS Com a parceria do Clube Fluvial de Coimbra que cedeu os coletes salva-vidas, as turmas do 2º 4 e 2º 5 com a importante colaboração do professor Jorge Nogueira, construíram uma instalação como forma de homenagear os milhões de migrantes que, todos os dias, se veem obrigados a deixar a sua terra. Deu-se uma especial importância aos refugiados que perdem a vida na travessia do mediterrâneo, na esperança de encontrar uma vida melhor. A atividade integrou-se na comemoração do dia do migrante (18 de dezembro) e foi inspirada no trabalho do artista dissidente chinês AiWeiWei. A atividade foi dinamizada no âmbito da disciplina de Sociologia.
1 2 3 4