O projeto Todos Juntos Podemos Ler iniciado em 2011, integra atualmente 152 agrupamentos de escolas, entre os quais o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro,  e resulta de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura 2027 e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoio Socioeducativo da Direção Geral da Educação, com o apoio da Fundação Altice Portugal.  Com o propósito de proporcionar um momento de reflexão e partilha sobre o trabalho realizado e a implementação de ações futuras, com vista à criação de uma efetiva cultura inclusiva nas escolas, realizou-se no passado dia 13 de maio no auditório da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa o II Encontro Nacional Todos Juntos Podemos Ler.  A AECC esteve representado pela Senhora Diretora Conceição Malhó Gomes e pelas profesoras bibliotecárias Dulce Gomes e Paula Salvador. Esta última e a professora Ângela Cunha apresentaram o projeto Tem de S(L)er. Assista à apresentação do projeto - Tem de S(L)er - a partir de 1:41:25 aqui.

Neste registo de quem se ausenta de um lugar físico e pedagógico, não há espaço para questões de políticas educativas, por muito importantes que sejam e enformem as nossas práticas. Hoje, só quero dar lugar às emoções que pautaram o meu quotidiano docente. Estou ao lado de quem reconhece a Escola como um dos mais belos lugares do mundo. Exagerado? Parece, sim, mas faz sentido. Foi, sem dúvida, um privilégio ser professora, tocar tantos futuros, exercer a profissão, cuja tarefa fundamental deve ser ensinar ou “dar a ver”, tentando alargar os nossos olhares, balizados entre raízes e asas. Quem ensina liberta. O que pode haver de mais bonito? Setembro foi sempre aquele mês em que todas as escolas são jovens, foi o mês dos recomeços, das expectativas, do cheiro dos livros novos. E tudo era novo. Tive muita sorte com as alunas e alunos que me foram confiados. Agradeço a todos, aos docentes, funcionários e comunidade educativa que, ao longo de tantos anos, comigo cruzaram as suas vidas. Ouvi muitas vezes: “que seja feliz...” e “muitas felicidades...”. A quem expressou tais votos, gostava de lhes fazer a vontade e dizer que espero que os próximos setembros, mesmo que não amadureçam os mesmos frutos, me tragam as memórias de um bonito jardim.  Fátima de Amaral Cabral

Nos dias 27, 28 e 29 de abril comemorou-se a Semana da Ciência no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.  A feira das trocas, feira dos minerais, bancada da Ciência, roteiro da Ciência e comemoração do dia Eco-escolas,  foram atividades muito interessantes e motivadoras que juntaram Ciência, Artes e Cidadania. Assista ao vídeo aqui. Para o ano há mais!

O Agrupamento de Escola Coimbra Centro dispõe  de uma grande diversidade de percursos de educação e formação. Oferece todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao 12.º ano, incluindo ensino profissional e noturno. É um agrupamento muito diversificado, que se afirma como uma escola inclusiva, determinada a responder a públicos diferentes, sendo escola de referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos e no Domínio da Visão. É igualmente uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) para alunos/atletas.

Plano de Ação de Melhoria 1 - Comunicação - Balanço Final, abril 2022.

Depois de obras de requalificação e de melhoria, foi hoje, dia 14 de abril, realizada uma visita à Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Antuzede, com a presença do Executivo Municipal, bem como do empreiteiro responsável pela obra e da Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Conceição Malhó Gomes. A intervenção visou melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço para o acolhimento dos mais de 50 alunos deste que é o único estabelecimento de educação e ensino da freguesia. As intervenções foram pensadas com o intuito de satisfazer as atuais exigências que recaem sobra a escola, na perspetiva do Centro Escolar, entendido como espaço de conforto e funcionalidade para acolhimento educativo dos alunos. Leia a notícia aqui.

Decorreu no dia 22 de março de 2022 a Marcha pela Paz com a participação de algumas escolas do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.  No final os participantes reuniram-se na Praça 8 de Maio onde os alunos cantaram uma música original, criada para  este efeito, e proclamaram mensagens de PAZ. Assista ai vídeo aqui. #todosomosaecc  

Momento solidário pela Ucrânia na Escola Secundária Jaime Cortesão. Assista ao vídeo aqui.

Assista às notícias  do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Novembro de 2021. Especial Natal. Especial Dia de Reis. Janeiro de 2022. Jornada pela Paz - Emissão Especial. Fevereiro de 2022.  

Cerca de 300 alunos da escola EB Nº2 de São Silvestre, em Coimbra, formaram esta sexta-feira um cordão humano, todos vestidos de branco, num apelo simbólico à paz na Ucrânia invadida pela Rússia.   Assista ao vídeo aqui.

Realizou-se no dia 16 de fevereiro, entre as 13:30 e as 18:00, no Pavilhão da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, o 1º encontro da Fase CLDE do quadro competitivo de Ténis de Mesa 2021/2022 (Grupo C), que contou com a presença de 76 mesatenistas das escolas Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, Secundária Jaime Cortesão, Quinta das Flores, Eugénio de Castro e Ferrer Correia, dos quais 33 são praticantes da modalidade nos grupos-equipa do AECC.

O projeto Rádio Online AECC pretende dar voz aos alunos e a toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, através da gravação áudio e divulgação online de notícias, artigos de opinião, entrevistas, tendências musicais, publicidade, e muito mais…  Se tens alguma ideia e queres ser locutor de rádio por um dia, junta-te ao nosso projeto. Partilha as tuas ideias com os teus professores ou com os teus colegas. Prepara os conteúdos e grava no teu telemóvel, computador ou qualquer outra tecnologia digital. Envia ou partilha os ficheiros áudio com as tuas gravações com o professor titular ou diretor de turma. Depois de verificar a qualidade do conteúdo, os trabalhos serão enviados para a equipa da Rádio Online AECC para publicação na página web do Agrupamento.       Dá asas à tua imaginação e voz aos teus projetos! Rádio Online AECC

O Agrupamento de Escolas Coimbra Centro foi um dos contemplados com nota máxima em todos os três items de avaliação! PARABÉNS a tod@s aquel@s que tornaram possível a existência de um Centro de Ciência Viva no AECC! O AECC agradece aos nossos parceiros!

Toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro está de parabéns pela implementação do Plano de Ação no âmbito do programa Eco-Escolas, nomeadamente em termos de sensibilização da comunidade para a redução de resíduos. Assim, a adesão do Agrupamento à campanha “Papel por Alimentos” permitiu a recolha e entrega de uma tonelada de papel ao Banco Alimentar contra a Fome na passada quinta-feira, dia 27 de janeiro, prova viva do nosso contributo não apenas em termos ambientais, mas também a nível social. Um agradecimento a todos: alunos, professores, pais e comunidade local, que colaboraram na concretização deste nosso objetivo! A campanha continua… Contamos com todos!

Mensagem da Dra. Conceição Malhó Gomes Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Assista ao vídeo aqui.
1 2 3 4