Assista às notícias Especial Dia de Reis do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, aqui.

Assista às notícias Especial Natal do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, aqui.

Mensagem da Dra. Conceição Malhó Gomes Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Assista ao vídeo aqui.

Está patente no Centro Cultural Penedo da Saudade até ao dia 6 de janeiro a exposição de presépios construídos pelos alunos e respetivas familias da educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Não deixe de visitar!

No dia 2 de dezembro de 2021 hasteámos a bandeira Eco-Escolas 2020/2021 pelo segundo ano consecutivo. Primeiro vestimos as t-shirts da Eco-Escolas e depois dissemos o Eco-Código. De seguida, o professor do 1.º e 2.º ano (o professor Pina) tirou a bandeira que hasteámos no ano passado e substituiu-a por outra. Enquanto hasteavam a bandeira nova, nós cantámos o refrão do nosso Hino Eco-Escolas que criámos no ano passado. Depois, alguns meninos ofereceram coentros, chuchus e salsa da nossa bio-horta aos convidados que vieram assistir à cerimónia. E assim foi o nosso hastear da bandeira! Um momento muito importante para a nossa escola, uma vez que é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos em benefício do ambiente e da sustentabilidade. Viva à reciclagem! Viva a Eco-Escolas! Leonor Gramacho, n.º 20, turma 34PALH Assista ao vídeo aqui.

Assista às notícias do mês de novembro do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, aqui.

Nos dias 7 a 13 de novembro, os alunos do curso de técnico de apoio à infância e técnico de apoio psicossocial do 12º ano, da Escola Secundária Jaime Cortesão participaram num programa Erasmus +, numa mobilidade do projeto Games Literacy and Learning, na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Foram acompanhados pela professora Ângela Coelho e pela Diretora do Agrupamento Drª Conceição Malhó Gomes. Este programa europeu, que apoia a educação, a formação, a juventude e o deporto, permitiu aos alunos um intercâmbio com os seus pares da Turquia, Roménia e Eslováquia. Durante esta viagem intercultural, foram várias as atividades: workshops, visitas a castelos, museus, monumentos, câmara municipal e permitiram conhecer um pouco deste país, as suas gentes, os seus hábitos e gastronomia. Num ambiente de partilha e convívio, os alunos fizeram apresentações, dando a conhecer Portugal, Coimbra e a Escola Secundária Jaime Cortesão. Esta experiência foi enriquecedora e pode servir de motivação para iniciativas futuras, pois permite o alargamento dos horizontes culturais, fomentar as relações interpessoais, contactar com culturas e vivências diferentes. Na viagem de regresso, os alunos ainda tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Viena - uma cidade encantadora, decorada com a magia do Natal. Assista ao vídeo aqui.

No âmbito do projeto Eco-Escolas, e em colaboração com o departamento das Ciências Experimentais, assinalámos, no dia 25 de novembro, na Escola Básica nº 2 de São Silvestre, o Dia da Floresta Autóctone. Nesta atividade participaram alunos e professores dos 7º anos e do 6º ano, turma A. Contámos com a presença do Dr. Marco Nobre Monteiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego da Carapinheira (LACAM), que nos explicou a importância da Floresta Autóctone para a preservação da natureza e a conservação da biodiversidade. Esta atividade contou ainda com a colaboração preciosa da Junta de Freguesia de São Silvestre, nomeadamente dos senhores António Marques e Carlos Cunha, a quem agradecemos. As árvores foram cedidas por uma professora da equipa Eco-Escola da nossa escola e pela Escola Agrária de Coimbra. Foram plantadas 4 árvores (tileira, figueira, aveleira e sobreiro), que serão apadrinhadas pelos alunos das quatro turmas participantes. Equipa Eco-Escolas da EB nº2 de São Silvestre

No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, e numa parceria com a ESAC, alunos do Curso Profissional de Técnica de Ação Educativa, 1º 5, da Escola Secundária Jaime Cortesão, deslocaram-se na companhia da professora de Saúde Infantil e Juvenil, Graça Machado, à Escola Poeta Manuel da Silva Gaio, para proceder à plantação de três espécies autóctones, com alunos do 5º B, inseridos no projeto Eco-escolas, sob orientação da professora Rute Sequeira. As espécies cedidas pelas ESAC, foram um carvalho e dois sobreiros. O professor Jorge Nogueira deu uma ajuda explicando aos alunos os passos a seguir neste processo. Os alunos do 1º 5 começaram por falar com mais pequenos, explicando-lhes a importância da floresta autóctone e o porquê de estarem ali com eles, na sua plantação. Os mais pequenos aderiram com entusiasmo e as três espécies foram devidamente plantadas e regadas. Em prol da Natureza, pode dizer-se que a atividade correu muito bem, pois juntos somos mesmo mais fortes!

A Universidade de Coimbra realizou esta sexta-feira, dia 26, no Teatro Académico de Gil Vicente, a cerimónia de entrega dos Prémios UC à Frente, que distingue os estudantes nacionais que entram numa Licenciatura ou Mestrado Integrado da instituição com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores e que a selecionam como primeira opção. Na sessão, foram galardoados os vencedores das duas últimas edições (2019 e 2020), contou com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de pré-graduados, Cristina Albuquerque – tendo também a presença de representantes das antigas escolas secundárias dos estudantes premiados. O Prémio UC à Frente distingue, a cada ano letivo, o/a melhor aluno/a, de entre os estudantes nacionais ou equiparados, com matrícula e inscrição a tempo integral, pela 1.ª vez, em licenciatura ou mestrado integrado, colocados na UC pelo Concurso Nacional de Acesso como 1.º opção e com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. O prémio pecuniário é equivalente à taxa de inscrição e propina máxima de estudante nacional fixada, pelo Conselho Geral, para o 1.º ciclo de estudos (que atualmente é 697 euros). Foi galardoada a ex-aluna da Escola Secundária Jaime Corteão, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Beatriz Castanheira. Parabéns e muitas felicidades para a Beatriz!

Tomou posse, hoje dia 23 de novembro, a nova Associação de Estudantes da Escola Secundária Jaime Cortesão. Ao Presidente Filipe Saraiva, à Vice-Presidente Ana Reis e restante equipa, desejamos as maiores felicidades e sucesso.

Miguel Nery, aluno UAARE do 2º-3, judoca da AAC, obteve o 3º lugar no Campeonato Nacional de Seniores, categoria de -66Kg! A prova decorreu no passado fim de semana em Cernache e contou com a presença dos melhores judocas nacionais do escalão sénior, contando com a participação de vários antigos alunos UAARE do AECC: Bernardo Fernandes e João Amaro (ACMC); Joaquim Rovira, Teresa Santos e Beatriz Moreira (AAC). Parabéns a todos!!

Para assinalar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, a turma 11º 1 da Escola Secundária Jaime Cortesão recebeu no dia 22 de novembro as investigadoras Catarina Almeida e Bárbara Santos do Centro de Neurociências e Biologia Celular, que dinamizaram uma sessão com o tema “Sono – mitos e factos”. No dia 26 será a vez da turma 12º 1 relembrar a importância do sono na manutenção da nossa saúde e bem-estar, e jogar “Sleep ID”

Parabéns aos nossos alunos-atletas do 2º-3, Miguel Nery e do 11º-1, Mariana Simões, que se classificaram, respetivamente, no 1º lugar (-66Kg) e no 3º lugar (-57Kg) na prova que decorreu ontem, dia 14/11/2021, em Cernache e na qual participaram os melhores judocas nacionais! 

A LGP foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda pela Constituição da República Portuguesa no dia 15 de novembro de 1997, data na qual se comemora, anualmente, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP). A LGP é uma língua rica e viva, sendo utilizada no quotidiano do AECC. Associando a cultura universitária coimbrã a esta comemoração, apresentamos um Fado de Coimbra em LGP. E com muito espírito académico: FRA, FRE, FRI, FRO, FRU… URRA! URRA! URRA! Viva a LGP! Fado de Coimbra - LGP - assista ao vídeo aqui.
1 2 3 4