Este ano, assinalam-se os 100 anos do Cinema de Animação Português.  

Nesse prisma, o festival CINANIMA, mais concretamente o evento “CINANIMA vai às Escolas”, promovido pelo seu Serviço Educativo, proporcionou aos nossos alunos, do pré-escolar até ao ensino secundário, uma excelente oportunidade de visionar, mais uma vez, e desfrutar dos programas das curtas-metragens/ filmes de animação, possibilitando assim o desenvolvimento da sensibilidade artística e criativa, bem como da literacia fílmica dos nossos alunos.  

Acolhemos com carinho a novidade deste ano - não apenas uma, mas duas semanas de filmes de animação(!), que decorreram de 10 a 24 de novembro. 

O evento CINANIMA foi largamente divulgado na página do projeto Centro de Recursos Educativos Digitais (CRED) https://crdaersi.wixsite.com/centroderecursos , na página do projeto 

Radio Online AECC - INÍCIO | Rádio Online AECC (radioonlineaecc.wixsite.com), na página Facebook PNC – AECC. 

Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a sua capacidade crítica, relacionando os filmes com o mundo que os rodeia, como aconteceu, por exemplo, com a curta-metragem “Nool”. Conseguiram expor as suas ideias numa reflexão partilhada sobre as possíveis mensagens transmitidas e expressar os seus sentimentos através de desenhos e trabalhos em formatos diferentes. 

Os professores envolvidos nesta atividade fizeram um balanço global muito positivo sobre a forma como os alunos reagiram - com expetativa, curiosidade, muito interesse e entusiasmo. Como resultado, um grande número de alunos e professores participaram neste evento, ultrapassando as espectativas. 

Obrigado CINANIMA! Volta sempre! 

Equipa PNC