No passado dia 7 de fevereiro, foi dia de hastear a Bandeira Eco-Escolas na EB Poeta Manuel da Silva Gaio. Pela manhã, a comunidade educativa reuniu-se num dos espaços verdes da escola, junto à entrada da escola para a cerimónia que representa o culminar do trabalho de toda a comunidade «para continuar a implementar mudanças no dia a dia, fazer escolhas mais sustentáveis e contribuir para melhorar o meio ambiente na nossa escola», como referiu a aluna Inês, membro do Conselho Eco-Escolas daquele estabelecimento escolar.

Antes do hastear da bandeira, a diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Maria da Conceição Malhó deu as boas-vindas e felicitou todos os envolvidos no projeto Eco-Escolas, cuja importância «se prende com a necessidade de sensibilizar os jovens, cada vez mais cedo, para as boas práticas ambientais» Depois de um breve repto lançado por Alzira Rodrigues, da Câmara Municipal de Coimbra, que apelou aos alunos para «continuarem a trabalhar no sentido de adotar as boas práticas para manter o nosso planeta sustentável, já que é a nossa casa, a casa de todos», e da leitura em voz alta, de um pequeno excerto do livro “Terra -Planeta Fantástico» e um momento musical, eis que se deu início à cerimónia do hastear da bandeira, propriamente dita. Um momento simbólico, ovacionado com alegria por todos os alunos.

Refira-se que este é o segundo ano que a EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio hasteia a bandeira Eco-Escolas, e que o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023 teve como coordenadoras as professoras Rute Sousa e Angelina Camarinha.