Gabriel Lopes, Camila Rebelo, Matilde Gaspar aluna/atleta da Escola Secundária Jaime Cortesão, Diogo Cancela e Tomás Cordeiro vão poder, agora, treinar e ver-se como motivação numa lona que ficará naquela que é a “casa” dos olímpicos e paralímpicos do distrito
O que é que um “bronzeado” num Campeonato da Europa, uma campeã europeia, um nadador nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, um medalhado de bronze dessas mesmas paraolimpíadas e uma recordista europeia e multimedalhada internacional fazem na mesma piscina? Treinam. Prepararam-se para alcançar mais e mais ainda. E, de quando em vez, são homenageados. Talvez, até, eternizados com uma imagem (lona) no local onde todos os dias querem ser melhores.
O momento solene aconteceu ontem, no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, e os nomes que ficaram por escrever são, respetivamente, dos nadadores Gabriel Lopes, Camila Rebelo, Tomás Cordeiro, Diogo Cancela e Matilde Gaspar que viram a sua imagem ficar no “palco” onde já brilharam e ainda querem brilhar mais em homenagem feita pela Câmara Municipal de Coimbra.
«Esta é uma forma singela de agradecer a estes campeões por tudo o que têm feito e por tudo o que ainda vão fazer. A FPN tem usado estas instalações como um Centro Nacional de Treinos e estão reunidas as melhores condições para que estes atletas possam fazer mais e melhor por Coimbra, pelo país e pela natação. Estamos muito orgulhosos de os ter cá», fundamentou Carlos Lopes, vereador da autarquia conimbricense.