Ver todos os trabalhos na Drive Partilhada [Aqui]
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de dezembro, partilhamos o trabalho desenvolvido ao longo deste período pela turma 6.º C da Escola Básica n.º2 de São Silvestre, que se dedicou a aprofundar a dimensão dos Direitos Humanos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
As/os alunas/os refletiram sobre princípios essenciais como dignidade, igualdade, liberdade e responsabilidade, compreenderam a universalidade e interdependência destes direitos, identificaram situações que os colocam em risco e valorizaram a inclusão e a liberdade de escolha, independentemente das características individuais ou da origem de cada pessoa.
Este percurso culminou numa atividade simbólica e colaborativa, em sala de aula: a construção da “Árvore dos Direitos Humanos: Ninguém larga a mão de ninguém”.
Cada ramo desta árvore nasceu das mãos das/os próprias/os alunas/os, que, em pequenos grupos, inscreveram nelas os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Assim, as mãos transformaram-se em ramos e folhas que representam união, compromisso e esperança, lembrando que os Direitos Humanos são responsabilidade de todas e de todos nós.
Mais do que uma criação artística, esta árvore é um manifesto visual pelo respeito e cumprimento dos direitos que garantem a dignidade de cada ser humano.
Porque, quando se trata de Direitos Humanos, ninguém larga a mão de ninguém.
Professor Vitor Malva (GR600 - Artes Visuais)